ALTROVE



Com a participação das artistas:
Maria José Cabral, Mariana Malheiro, Paula López-Bravo e Vera Matias.


Por Linda Morando di Custoza,

A galeria AINORI tem o prazer de apresentar a exposição coletiva Altrove, que inclui obras das artistas portuguesas Maria José Cabral (Lisboa, 1993), Mariana Malheiro (Lisboa, 1995), Vera Matias (Porto, 1994) e da artista espanhola Paula López-Bravo (Madrid, 1986).

As protagonistas desta exposição utilizam formas e cores para descrever a sua vida quotidiana e o seu “eu” criativo, para que cada criação assuma as conotações de um “atelier de artista” original, centrado no mundo das emoções pessoais e coletivas. Este processo é bem expresso pelo título da exposição. Altrove cuja raiz mergulha na ancestralidade latina aliter-ubi, “diferentemente onde”, é uma palavra italiana que mantém o significado: “noutro lugar”. Altrove pretende então ser aqui um lugar que simboliza a ausência do empírico, do banal; uma esfera de experiência destinada a sugerir um desejo de fuga, de evasão, e que toma forma concreta em obras em que as protagonistas representam sobre tela, ou sobre papel, o seu devir no mundo, reelaborando o passado e imaginando o futuro.

A artista espanhola Paula López-Bravo expressa a sua ideia do Altrove ao representar a combinação do real e do irreal, tornada possível pela combinação do abstracto e do figurativo como elementos dominantes no desenvolvimento da representação artística. O processo criativo da artista é um jogo de harmonias e desarmonias, entre obras abstractas e a concretude das personagens representadas: imagens que nos transportam para universos alienantes.

A nova série de pinturas de Maria José Cabral também conduz ao mundo do Altrove, recorrendo porém às suas memórias mais vivas e recentes. Nas suas obras combina iconografia pop, cinema dos anos 60 e iconografia “cartoonística” dos anos 40 com resultados surpreendentes. As suas criações são uma reformulação evidente da realidade, na qual a união da memória e da imaginação dá origem a representações “divertidas”, no sentido etimológico do termo, ou seja, “viradas para outro lado” (do latim “de” distanciando “vertere” girando).

Através das obras de Mariana Malheiro, somos apresentados à pintura do Altrove, pela mais pura investigação. O seu interesse por figuras humanas permite-lhe criar personagens reais dentro de histórias pictóricas. A artista, simples observadora silenciosa, transforma a paisagem visual num espaço poético e eterno em que os temas do onírico e do surreal dominam.

As obras marcantes da artista Vera Matias não deixam ninguém indiferente devido às suas escolhas cromáticas intensas e brilhantes. As suas obras são um evidente estudo desconstrutivo de figuras humanas, objetos domésticos e elementos quotidianos que fazem parte da experiência íntima e pessoal da artista. Cada obra incorpora uma forma de ver, na qual se destaca a relação que a artista cria com as pessoas e as coisas à sua volta.

Todas as obras em Altrove apresentam frequentemente justaposições imprevisíveis que desorientam e divertem ao mesmo tempo; obras em que o ato de ver das artistas é reconstituído pelos sinais traçados na tela ou no papel. Embora a exposição apresente obras muito diferentes, o fio subtil do “diferentemente onde” permite-nos apreender a procura geracional contemporânea de novos horizontes dentro da complexa e evasiva actualidade.

Altrove
Altrove
Altrove

Obras: